Teste aponta falta de higiene em self-service no Shopping Aricanduva

Uma análise da ProTeste, órgão de defesa do consumidor, verificou que, entre 30 restaurantes self-service de São Paulo, apenas dois apresentaram condições adequadas de higiene. O restante teve classificação ruim.

A pesquisa foi realizada nos estabelecimentos dos seis maiores shoppings da cidade –bairro Aricanduva, Ibirapuera, Central Plaza, Interlagos, SP Market e Morumbi– e testou a qualidade do arroz, da salada verde e da misturada –como salpicão, maionese e tabule.

A ProTeste verificou a contagem de coliformes fecais, estafilococos coagulase positiva, mesófilos aeróbios e Bacillus cereus, e a presença de salmonela no arroz; na salada misturada, a presença de salmonela, contagem de coliformes termotolerantes, de enterococos, de mesófilos aeróbios, de estafilococos coagulase positiva e de Bacillus cereus; e a presença de salmonela e a contagem de coliformes termotolerantes, de enterococos, de mesófilos aeróbios e de estafilococos coagulase positiva na salada de folhas verdes.

Nos 28 estabelecimentos, os alimentos estavam contaminados com microorganismos que podem causar diarreia, dores abdominais, vômitos e febres –nos casos mais brandos de intoxicação. Somente o All Parmegiana, do shopping Aricanduva, e o Texano Grill, do Ibirapuera, foram classificados como muito bons.

CLIENTE OCULTO

Segundo Fernanda Ribeiro, pesquisadora de alimentos da ProTeste, “os profissionais do órgão chegavam aos restaurantes como consumidores comuns e compravam o alimento. Eles pediam a embalagem para viagem do próprio estabelecimento. A comida era transportada em carro refrigerado da ProTeste e enviada para o laboratório. Essa refrigeração é importante para não aumentar a contaminação do alimento.”





Foram analisados os seguintes restaurantes: All Parmegiana, Coração Mineiro, Axé, Chico Hamburguer, Divino Fogão, Empório Parrilla, Livorno, Mister Árabe, Pequim 2000 e Planet Beer (Aricanduva); All Parmegiana, Coração Mineiro, Divino Fogão e Maragato Grill (Central Plaza); All Parmegiana, Divino Fogão, Empório Parrilla, Imperio Mineiro, Livorno e Mister Sheik (Interlagos); All Parmegiana (SP Market); Texano Grill, Coração Mineiro, Mania de Churrasco, Salens Express e Viena Express (Ibirapuera); Divino Fogão, Super Grill, Ternero Grill e Viena Express (Morumbi).

Em 30 amostras de arroz, seis apresentaram resultados insatisfatórios; em 30 de salada misturada, 11 tinham problemas; e em 30 de salada verde, 12 estavam inadequados. A ProTeste encontrou coliformes em todas as amostras com problemas.

A maioria dos estabelecimentos foi reprovada por causa da salada crua, com exceção do Texano Grill e do All Parmegiana. No entanto, alguns dos reprovados tiveram bom desempenho nas saladas misturadas, como o Planet Beer (Aricanduva); Viena Express, Super Grill e Ternero Grill (Morumbi); Viena Express (Ibirapuera); Divino Fogão (Interlagos); e All Parmegiana (Central Plaza).

O Empório Parilla e Axé, ambos do Aricanduva, apresentaram bom resultado nas saladas misturadas, mas foram reprovados no quesito arroz e na salada crua.

De acordo com a ProTeste, os casos mais preocupantes foram do Divino Fogão (Morumbi), que foi reprovado no arroz, na salada misturada e alcançou apenas um “fraco” para a salada crua, e o Pequim 2000 (Aricanduva), que foi reprovado nas duas saladas e recebeu “aceitável” para o arroz.

Após a análise, a ProTeste enviou os resultados dos testes para a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de São Paulo, que repetiu as análises feitas no Laboratório de Controle de Qualidade em Saúde da Prefeitura e confirmou os problemas. Os restaurantes foram autuados pelo órgão.

Fonte: Folha de S. Paulo





Deixe seu comentário