Avenidas Sapopemba e Aricanduva mudam para aumentar velocidade dos ônibus

A partir desta segunda-feira, o trânsito de três das principais avenidas da Zona Leste de SP sofrerá alterações. São elas a Aricanduva, a Sapopemba e a Conselheiro Carrão. As medidas determinam o bloqueio de acesso a carros e a ativação de baias e faixas reversíveis de ultrapassagem, inclusive junto às paradas de ônibus.

O objetivo da Prefeitura é facilitar o fluxo dos coletivos, que, com as medidas, segundo a SPTrans, ganharão até 150% em velocidade, beneficiando o transporte de 60 mil passageiros por dia.

Na Conselheiro Carrão, no bairro do Carrão, as mudanças vão vigorar das 6h30 às 9h, de segunda à sexta-feira, e terão como eixo a ativação de baias reversíveis de ultrapassagem no sentido Centro,  em um trecho de 300 metros, entre as ruas Atucuri e Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre as ruas Serra de Botucatu e Guaraciaba,

Nas avenidas Sapopemba e Aricanduva, também de segunda à sexta , as alterações serão ativadas  entre as 17h e 20h. Na primeira, serão montados bloqueios do acesso da pista expressa para a pista local, sentido São Mateus, na saída do Elevado Aricanduva. Na Sapopemba vai  ativada a faixa reversível, no sentido bairro, entre a Rua Antônio Buono e a Avenida da Barreira Grande, visando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.

Zona Azul
A partir desta segunda, depois de seis anos, a Prefeitura de São Paulo passa a fiscalizar as vagas de Zona Azul que foram criadas ao redor da Praça da República, Centro. Serão 45 vagas para veículos, sendo 39 para convencionais, quatro a idosos e duas para deficientes físicos.

O que muda





Avenida Aricanduva
Bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do Viaduto Engenheiro Alberto Badra (Elevado Aricanduva), de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h
Fluxo:  2,8 mil veículos/hora e 80 ônibus/hora
Meta: aumentar em até 100% a velocidade média das linhas de ônibus no bairro Aricanduva, hoje de 7,32 Km/h. Com as alterações espera-se diminuir o tempo de viagem em cerca de 15 minutos.

Avenida Conselheiro Carrão
Ativação de baias reversíveis de ultrapassagem, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 9h, no sentido Centro, em um trecho de 300 metros, entre a Rua Atucuri e a Rua Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre a Rua Serra de Botucatu e a Rua Guaraciaba
Fluxo: 1,5 mil veículos/hora e 140 ônibus/hora
Meta: aumentar em até 100% a velocidade média das linhas de ônibus no trecho, hoje de 7,5 Km/h, e, dessa maneira, diminuir o tempo de viagem em cerca de 20 minutos.
 
Avenida Sapopemba
Ativação de faixa reversível, no sentido Bairro, entre a Rua Antônio Buono e a Avenida da Barreira Grande, de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.
Fluxo: 710 veículos/hora e 208 ônibus/hora
Meta: aumentar em até 150% a velocidade média das linhas de ônibus no trecho, hoje de 5,7 Km/h. A estimativa é reduzir  o tempo de viagem em aproximadamente 30 minutos.

Quem invadir a faixa exclusiva de ônibus à direita nos horários de ativação estará sujeito à multa de R$ 53,20 (infração leve) além de três  pontos na CNH.

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário